quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

POSSE RESPONSÁVEL





POSSE RESPONSÁVEL
Infelizmente milhares de cães e gatos vagam abandonados pelas cidades do nosso país, passam fome, frio, sentem medo, tristeza e solidão. A maioria morrem,  vítimas de doenças, fome, atropelamentos e agressões humanas.
Tudo isso acontece pela IRRESPONSABILIDADE de pessoas que os abandonam ou não os cuidam, deixando procriar sem nenhum controle, abandonando assim ninhadas inteiras de filhotes inocentes.
A posse responsável é o único caminho para combater essa situação. Quando falamos em posse responsável, estamos considerando todo um tratamento dado ao bichinho de estimação que cada pessoa resolveu ter. Não basta simplesmente colocá-lo no quintal. Ele precisa  de amor, carinho e dedicação de seus donos, cuidados veterinários, espaço físico e alimentação adequada.
Algumas considerações sobre a posse responsável:
- Vacine o cão anualmente;
- Ofereça ao animal um alimento balanceado, próprio para cães ou gatos, evitando dar restos de comida caseira;
- Mantenha sempre limpo o local onde o animal fica, com água fresca à disposição;
- Procure o médico veterinário quando o animal ficar doente. Não tente medicá-lo por conta própria;
- Use sempre coleira e guia ao levá-lo para passear na rua;
- Coloque uma identificação na coleira do seu cachorro ou gato, para que ele possa ser devolvido em caso de perda ou fuga;
- Recolha as fezes do cão em locais públicos;
- Tome as medidas de segurança quando possuir cães de guarda: adestramento básico, muros altos, portões sempre fechados, uso de guia e placas de sinalização indicando a presença de cão de guarda. Isso pode evitar que seu cachorro não venha a ferir pessoas ou outros cães;
-  Não permita que seu animal cruze indiscriminadamente, gerando um grande número de cães ou gatos sem donos nas ruas.
- Não permita que seu animal  viva solto nas ruas, pois podem causar acidentes, prejudicando não só as pessoas como também ao animal. - E principalmente nunca os abandone: abandono é CRIME!!
Se você quer adotar um bichinho de estimação, antes de tudo é preciso fazer vários questionamentos, porque do ponto de vista do animal ser abandonado é muito doloroso. Para evitar problemas posteriores, leve em consideração:
- Que espécie mais interessa: cão ou gato?
- Qual a finalidade do animal? Estimação? Guarda?
- Tem espaço suficiente para a espécie escolhida?
- Tem tempo e condições financeiras para cuidá-lo?
- Que idade deve ter? Pois existem vários animais adultos esperando uma oportunidade. No geral tem muitas vantagens ao se adotar um animal adulto.
- Um cão vive de 8 a 15 anos em média e um gato pode viver até 20 anos. Você está disposto a cuidar do seu novo amigo até o final? Um animal é para toda vida.
Se você pretende adotar depois que leu esta página, parabéns, há milhares de animais precisando de carinho, um cantinho, de comida e de seu amor. Com certeza terá um amigo de verdade e o privilégio de ser amado incondicionalmente. 

"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo)    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário