segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O CORVO - EDGAR ALLAN POE

O Corvo é um filme norte-americano de suspense lançado em 2012 e dirigido por James McTeigue. Roteiro de Ben Livingston e Hannah Shakespeare.O filme ficccionaliza os últimos dias de vida do escritor Edgar Allan Poe, que teria morrido de causas misteriosas. Atores principais: John Cusack e Luke Evans.
O filme é ambientado durante o século XIX em Baltimore, Maryland. A polícia investiga a morte de uma mulher e se percebe similaridades com o conto policial "The Murder in the Rue Morgue" e resolve investigar o autor, Edgar Allan Poe. Outros crimes e assassinatos inspirados nas histórias do escritor continuam a acontecer e a polícia percebe que enfrenta um sanguinário serial killer.
O filme está disponível no Netflix. Considero um dos melhores do gênero, cheio mistérios e com final perfeito.


Sobre Edgar Allan Poe

Nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston. Ficou órfão aos dois anos de idade e foi enviado à Escócia e à Inglaterra para fazer seus estudos. Na Universidade da Virgínia, se tornou alcoólatra e grande adepto do jogo. Seus poemas c a admiráveis como a composição O Corvo, que tanto em prosa como em verso tem sido vertida para várias línguas. Poe também é autor do romance O relato de Arthur Gordon Pym ( que inspira Melville em seu clássico Moby Dick) e de outros antológicos, entre eles, Assassinatos na rua Morgue e Histórias  extraordinárias. Suas narrativas de terror, de mistério e policiais são marcos na história da literatura, tendo influenciado grandes autores.
Em 03 de outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a falecer quatro dias depois. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, "Lord, please, help my poor soul", em português: " Senhor, por favor, ajude minha pobre alma."
Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de não comprovada, a ideia de ter sido causada por embriaguez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário